domingo, 13 de abril de 2008

“Tudo que quer de mim, irreais expectativas, desleais”





Coisa engraçada me aconteceu essa semana. Estava eu em plena Sampa City, no meio do vuco-vuco da 25 de março, bem quietinha no meu canto esperando minha mãe acabar de se esbaldar nas pechinchas dos comerciantes. Distraída como só eu consigo ficar, comecei a divagar nos pedaços de conversas que ouvia dos transeuntes. Até que uma hora uma me pegou de surpesa. Duas mocinhas passaram por mim e eu só escutei a primeira dizer “Nossa, como fiquei decepcionada naquela *(censura)* de encontro! O cara não era nada daquilo que eu achava!”. Então eu pensei, é minha filha, bem-vinda ao clube! Você não é a única que passou por isso não! Sei bem como é isso de decepção.
Aposto que você também sabe como é. Eu comecei a olhar em volta e pensei, putz meu, quanta gente, no meio desse formigueiro já não passou por uma dessas. Sabe, quando você tem maiores expectativas por alguém, ou por alguma coisa, um evento, uma roupa, o diabo que for, e na hora H o troço não chega nem perto do que você achava que era? É meu caro, se você também sabe como é, eu te dou as boas-vindas ao clube! Mas, eu tenho uma teoria pra isso, ainda que eu não saiba ser teórica em nenhum assunto. Não, melhor, eu tenho quase um remédio! Vamos ao diagnóstico.
Desde de o início do começo da nossa história primitiva, o homem tem se decepcionado com as coisas. Acho até que a TEORIA DO MUNDO DAS IDÉIAS de Platão foi feita depois de uma decepção do nosso greguinho famoso(provavelmente amorosa). Pense comigo. Platão diz que o mundo real, o q vivemos, é uma imitação IMPERFEITA do mundo(ou plano) das idéias, onde tudo é bom, perfeito, puro, tal-e-coisa, coisa-e-tal. é daí que vem amor PLATÔNICO, onde a pessoa ama a IDÉIA que faz da outra pessoa. Viu só como faz sentido? Pobre Platãozinho! Nem ele escapou da decepção. Mas não nos restrinjamos ao amor. Isso também acontece quando você descobre que seu pai não é o Superman. Ou quando você finalmente veste aquela roupa ma-ra-vi-lho-sa e percebe que você não é a Bündchen (que raiva!). Acontece até quando você descobre que não é o único amor do seu ex-namorado, ou a sobrinha favorita do seu tio.
A razão, o motivo de isso acontecer somos nós mesmos. Isso aí. Nós criamos as expectativas, o plano das idéias somos nós que construímos. nós nos imaginamos e criamos idéias de como os outros são, ou procederão etc e tal. Até eu fiquei decepcionada em saber que EU sou o motivo das decepções! Seria tão mais fácil se fossem os outros.... ah, os outros, eu poderia pelo menos culpá-los, me sentiria menos boba.
O que nos resta então é controlar nosso mundinho das idéias. Nada de errado com SONHAR, não entendam mal. Mas não achemos que os outros(incluindo coisas!) irão corresponder as nossas “irreais expectativas, desleais”. (IN)Felizmente vivemos no mundo real e não das idéias (valeu Platão por essa!). Então, tome cuidado pra não se machucar, principalmente com as expectativas que você criar para com as pessoas...... E com as roupas....É, as roupas também machucam.

21 comentários:

Welton Nogueira disse...

é,é por isso q é melhor não idealizar as pessoas. já me peguei fazendo isso diversas vezes.

Unknown disse...

Muito bom o texto!
E é por isso que eu sou pessimista!
Ser pessimista não é um problema tão grande quanto a sociedade acha, é até uma solução.
Pense comigo: Se tu cria uma expectativa baixa, e o troço realmente for ruim... e daí? Tu já tava esperando por isso mesmo. Agora, se o troço for meramente bom ou maravilhoso tu vai ficar feliz com isso. E ficar feliz é bom. oO

Jonathan Ribas disse...

A tristeza é o espaço onde não há felicidade. ou seria ao contrário?
depende do seu referencial, tudo depende do seu referencial.
Quando agente se apaixona, tudo é lindo, se agente se decepciona, não tem mais motivo de viver.
Sabe o que agente precisa fazer mesmo?
viver, independente de nossas expectativas. Se o mar estiver frio, quente ou morno, não importa, agente vai lá, é o mar e pronto!

Aprender a gostar das coisas como elas são, aí está o segredo de como não se decepcionar.

Beijo

Anônimo disse...

Nunca é como imaginamos. Mas as vezes, poucas admito, o instante pode ser beeemmmm melhor. rs...

León, BITCH! disse...

MEU... Super adorei o seu blog... Tipo uma das coisas que aprendi vivendo 2.3 anos na terra da joelma é que as vezes construimos (ou projetamos) todas as nossas realizações em cima de pessoas e achamos que aquilo que esperamos se encontra nos outros quando que a felicidade PLENA não existe... Felicidade vai da percepção de cada um de nós em relação aos momentos que vivemos... (VIAJEI LEGAL NÉ?! AHUSHAUSHA A-DOU-RU!)
amei seu blog! o programa da Tila Tequila É SUPER MEU NOVO BEST TV PROGRAM!!! O melhor desde os resultados exames de DNA interpretados no programa do Ratinho e do polígrafo do Programa da Márcia....
Estou redescobrindo a mtv!
Já viste meu bluóg de fofocas?
http://naterradajoelma.blogspot.com
SUPER BEIJOS!!! TO ADICIONANDO SEU BLUOG NA LISTA DOS MEUS FAVORITOS!

León, BITCH! disse...

ah... o programa da Tila Tequila passa toda as 5ª as 11 da noitchý!!
NÃO PERDE AMICÁ!
ahushuashuahsuahsauhsua
super Beijos!!!
Mr. Leonn

Lina :) disse...

Tema interessante este que você abordou.
Gostei do seu blog! :D

Beijo =*

Fala, Garoto! disse...

Em suma, o mundo me aborrece! Bjão, adoro o seu blog!

Anônimo disse...

nao concordo... rsrsrs
Ton

Bill Falcão disse...

Hehehe!!!"Platão na 25 de março" também seria um bom título, hein, Fê?
Altas filosofias...Gostei!!!
Bjooooooooossssssss!!!!

EVD - off-life disse...

ai mina...já fiz meio comentário por sms(tava mesmo atrasadaço akele dia..o trampo chato...=( )

e agora vou completar.

bom,enfim...gostei mto(agora q li e reli todo)do post...mas...não vamos forçar mto a barra.

se imagine pensando duas vezes antes de criar uma expectativa...ao comprar uma bala,por exemplo,vc na duvida entre duas marcas...com duvidas pelo q pode ou não representar...sobre o q o sabor vai fazer...se o açucar vai acabar com seu dente...e blah blah blahss..

olha,soh no tempo q vc pensa nisso,vc já tinha comido as duas,e ainda comprava mais uma!!!hahaha..

tem coisas q devemos criar expectativas..e tem muitas outras que é uma questão d aposta.

vc tem razão em uma coisa:cuidado com o EXCESSO de expectativas...tipo,principes encantados de um reino "tão tão distant"(ah se existisse shrek 4,5 anos atras)...celulares-computadores-mp3,4,5,6-gps...roupas que com apenas um bordado d marca valem mais que o guarda roupa de alguém menos favorecido...

mas também como MTO cuidado,ao ler esse post,para não criar um trauma psicológico:a NÃO CRIAÇÃO de expectativa.isso é bem pior.que seria da época do romantismo(estud um pouco d português,e vc descobre d q eu to falando),se os poetas e cantores não sonhassem com suas semi-deusas penduradas na sacada da casa...olhando para eles com olhos de pedra,e alimentando o sonho dos poetas q marcaram uma época bonita da lingua portuguesa?

bom...é isso ai.eu to sem blog,então to escrevendo no dos outros...hahaha

bjos

evd

Ariana Coimbra disse...

Acho que o segredo é não criar expectativas e nem esperar mto dos outros, isso sempre gera frustação!
E eu também sou pessimista, alias acho que realista!rs

Beijão

alex e! disse...

...é, querida, não poderia concordar mais contigo, pois cê já tem toda razão. No entanto, mesmo nos cuidando, não tem jeito de não nos envolvermos demais e acabarmos machucados. Simplesmente porque incutem nas nossas cabeças, desde novinhos, que nós temos de sonhar sim, idealizar tudo e todos, porque o mundo é como nos contos-de-fada mesmo, basta acreditar, pois o "cara lá de cima vai te dar", blábláblá... e eu tô sentindo na carne como é ruim descobrir-se manipulado e enganado. Enfim, talvez fique a lição (pelo menos, né...). Beijão...

Flávia Ruas disse...

Eu já pensava isso, mas acho que não conseguiria relatar ou definir minhas idéias de modo tão bom quanto você conseguiu.
Amei, mesmo!
E foi justamente isso que aconteceu comigo hoje e, pela milésima vez, eu pensei que não deveria tomar expectativas tão grandes.
Vou te adc aos meus links, tá?
beijos ;*

Priii! disse...

é duro mais temos que passar por provações de vez em quando

Stella disse...

As decepções realmente fazem parte da vida, do aprendizado de se viver. Difícil (o mais difícil, na verdade!) é conseguir superá-las. Porque as mais simples (uma roupa que não ficou igual no manequim da loja, por exemplo) são mais fázeis de se desfazerem como decepção. Difícil é lidar com as expectativas em relação a uma outra pessoa. Este, na verdade, é o maior teste da vida: conseguir compreender que podemos ser felizes, muito felizes mesmo, mesmo não sendo perfeitos.

Acho que errado não é esperar muito de alguém, mas querer esperar sempre o impossível de tudo esquecendo que as pessoas não são perfeitas, o mundo (felizmente) não é perfeito e nós somos o que somos...

Um abração para ti, Fê. Te espero depois no Dominus para ler o finalzinho do conto.

Até mais!

Welton Nogueira disse...

linkei-te.
bjo.

Amanda Beatriz disse...

ja perdi as contas de quantas vezes me decepcionei! acho que por isso que não tenho esparado nada de ninguém! que tenho estado tão indiferente!
beijos!

Unknown disse...

Nem me fala em expectativas x decepção... Esta semana caiu por terra uma história que já durava 1 ano!!! rssss
Passa lá no meu blog que eu deixei uma tarefinha pra tu, tá? ;)
Beijinhos.

Welton Nogueira disse...

tem meme pra vc no meu blog.
bjo.

Anônimo disse...

"Nada pedir nem desejar senão a coragem de ser um novo santo sem fé num mundo além do mundo"
Essa nossa cisma de perfeição...
"Bola pra frente, bola no chão" e nada pedir nem desejar senão construir a santidade, ser um ser que cria suas próprias felicidades e apreciar as dádivas que porventura vierem de fora inesperadamente.
(Mas gostei mais dos últimos textos... acho que você está evoluindo...)