domingo, 2 de março de 2008

O meu enigma de Capitu



A teoria do achismo e eu



Ha, hoje eu vou pegar vocês. Lembra daquele livro, que todo mundo é obrigado a ler na 8ª série (e que muitos fingem que lêem)? Aquele que até cai em vestibular, Dom Casmurro. Pois então, todo mundo fica na mesma ladainha, desde que o livro foi lançado, se afinal de contas Capitu traiu Bentinho ou não? Era ela culpada ou inocente? Vários outros livros já foram lançados por outros autores contando a versão de capitu, a história de Capitu e dando assim um desfecho e uma resposta à tão insistente dúvida de traição. Porém poucos vêem que o livro e o enigma não são sobre Capitu. É sobre o próprio Bentinho. Não é a toa que Machado é um dos maiores (senão O maior) escritor brasileiro.
Não estamos aqui para fazer uma análise literária, calma! Mas você já percebeu que por vezes damos uma de “Bentinho”em nossas vidas? Bentinho foi alguém que de uma suspeita (talvez até um pouco fantasiosa) fez uma certeza. Bentinho pegou todas suas suspeitas e influencias e achou que isso era suficiente pra condenar Capitu. Acabou mandando o amor da sua vida pra Europa. Triste, não?! Mais triste ainda é quando nós mesmos fazemos isso. Aposto que se você puxar pela memória virão lembrabças de brigas por motivos insignificantes. Amizades que acabaram e até hoje você não sabe o porquê. A briga com o seu namorado que, na hora de fazer as pazes, você não se lembrava mais do motivo do litígio.
Pois é, por vezes nos tornamos casmurros por escolha própria. ficamos emburrados, perdemos amizades, amores, ficamos mal, sofremos por pura opção. Pode até ter sido que Capitu e Escobar tenham traído Bentinho, mas isso é uma POSSIBILIDADE, que o Machadão deixou pra nos encasquetar. Mas não nos tornemos Bentinhos da vida. é sempre bom ter certeza antes de agir, ou você pode injustiçar alguém; você pode sofrer em vão; você pode ser injustiçado. E, permita-me dizer, a vida já traz sofrimentos o suficiente, não precisamos criar outros por conta. Se suas suspeitas se confirmam aí já são outros 500, o que não pode é ficar na dúvida, no ACHISMO. Eu “acho”que foi, eu “acho” que sim, eu “acho”que fez... A teoria do achismo é a maior roubada que existe. Pense antes de agir ou você também pode acabar mandando seu amor pra Europa. Nos empenhemos em ser felizes, a vida se empenhará do resto. E xô casmurrice!

17 comentários:

Αιακοσ Επυαλιοσ disse...

Nossa, eu adoro Dom Casmurro e adorei o seu ponto de vista! É sensato e interessantíssimo o seu modo de ver as coisas. Você realmente conseguiu captar um visão fantástica da obra... Muito bom!

Até mais.

∆٭♥∞

Anônimo disse...

HIOAuhIAuHAIhUAI

não li Dom Casmurro


Eu sempre lia resumos... Tipo quando li o resumo de Quincas Borba para fazer uma prova...

=)

Tão lindo, néh???

Unknown disse...

Concordo!
A desconfiança às vezes cega e impede que vejamos a realidade por conta desse medo burro de sermos enganados!
E daí se tem alguém nos enganando? Quem é o mau-caráter?
Prefiro dar o crédito antes! Se me decepcionarem, pelo menos eu fui transparente! Ingenuidade? Talvez... mas prefiro ser ingênua que deixar as opessoas passarem por mim e seguirem sem me dar nenhuma lição!

Bjinhos.

** vou te linkar, ok?

Jonathan Ribas disse...

a ambigüidade de machado é incrível
nos faz refletir também, será que Capitu somos nós também?

beijo, ótimo post

Karf disse...

Pensar... Pensar... Talvez esse seja o maior problema desse tal de "achismo"...

Quanto mais tempo refletimos, mais possibilidades criamos, quando temos um problema, gastamos de tempo para pensar soluções, mas quando temos dúvidas, pensamos no que?

Pensar em algo que não é de nosso domínio só nos trás mais duvidas, quando nosso amor não nos liga, quando não conseguimos manter o contato, quanto mais insistimos, maior nossa ansiedade, maiores nossas dúvidas.

Complicamos em demasia as coisas que deveriam ser simples por natureza, mas essa é a nossa natureza.

Errar é humano, deveríamos nos preocupar apenas com nossos problêmas, não com nossas dúvidas... Embora seja sempre o contrário...

Se estou certo, ou se estou errado, não sei, mas será que vale a pena pensar nisso?

PS: Não li esse livro o0

Amanda Beatriz disse...

Dom Casmurro é meu livro nacional favorito! é a história mais perfeitamente contada que já li. Às vezes acho que ela o traiu, mas na maioria penso que ele precisava de analise.
Concordo com o que disse! Não podemos deixar que conjecturas se tornem verdades indiscutíveis!
Beijos!

Bill Falcão disse...

Olá, Fernanda! Tô vindo lá da Mah, que voltou atrás e retomou o Infinito. Mas, a recomendação passa pelo Chá das Cinco. Devidamente linkado pelo Jornal da Lua, ANTES de sua estréia, te contaram essa?
Bom, é sempre uma boa analisar Machado, e você o fez muito bem. Quando me falam dos "grandes" do Brasil, costumo recomendar também Lima Barreto. Dê uma pesquisada e depois me diga. Comece por Clara dos Anjos. Garanto que vai dar um belo post, igual a este aqui, que acabo de ler.
Felicidades na blogosfera!
E um bjoooooooooooooooo!!!

Fala, Garoto! disse...

Excelente interpretação e análise....li o livro no Ensino Médio, confesso que não lembrava muito de tal contexto, mas suas palavras fizeram refletir acerca da questão. Bj

Priii! disse...

pois é talvez eu nunca tenha pensado nesse modo mais lendo bem faz todo sentido o enigma de capitu é otimo mais com sua visão resolvel-se tudo?!
huhu

Janaina Lellis disse...

ah eu li esse livro,mais por causa do vestibular mesmo...é,em certos aspectos eu concordo com você sim...o bentinho era um exagerado,isso sim!
:]

:**

Anônimo disse...

Aprendi a usar "eu acredito" em vez de "eu acho", rs

Particularmente tenho pelo Machado, uma admiração resguardada que dele tenho construído, mas não é o maxis que temos no português!

A lingua está perdida em escritas e falas que lembrar do Machado é só por carinho, não mais como exemplo. Existe outro realismo batendo na porta de minha geladeira, rs

Gostei foi do seu texto,,, de partilhar idade que não tenho mais, rs

Bjs e administradas invenções!

alex e! disse...

...é, cê tem mais do que razão, querida. Eu mesmo volta e meia faço minha casmurrices por aí e, pioooooor!!!, ainda acho que tô certo e pronto. Ando repensando minhas formas de agir e de encarar certas coisas. Xô pra lá síndrome do Bentinho!!! rs Um beijo pra ti...

Ariana Coimbra disse...

Escreve bem garota!

Obrigada pelo comentário no meu blog!
Volte sempre!

Beijão*

ContaPraMarcela disse...

Oi Fêeeeee!!!
Meu, q saudade de vc, ja! A gente se falou tão pouquinho aquele dia.. e vc ja virou uma amigona pra mim!
Passei pra dizer que voltei, e jaja vou fazer um post enoooorme explicando os vários motivos (lê-se amigos) que me fizeram voltar.
Ó, já deixei um meme e um presente pra ti lá no blog, tá?
Qnd der passa por lá pra pegar!
Obrigada por tuuuuudo! ;))))
Beeeijos

ContaPraMarcela disse...

Meo Deos, esqueci de dizer que amei seu texto!!! Magnifico!
Adoro Dom Casmurro, Capitu me fascina, por vários ângulos.
E sem comentário sobre a tirinha... kkkk vou rir pra não chorar, pq a Mafalda bem que ta certa....
Beeeijo, lindona!

Anônimo disse...

A Mafalda é o máximo né? E o seu blog também.

Xavier disse...

Concordo plenamente! Quem procura acaba achando até onde não tem!
Bjus!