terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Cuidado com o “Carpe Diem”!


É Calvin, tudo que vai, volta......


Você com certeza já ouviu a frase “Carpe Diem”, seja do filme, de um amigo, na TV ou num livro. Mas parece que de quando em vez alguém gosta de soltar a frase “Curta o dia”. Mas, carpe diem é mais do que isso, por isso eu digo, cuidado com ele.
Na verdade, “curta o dia” é um sentido um pouco adaptado do jargão. A frase vem do latim e a palavra carpe quer dizer, literalmente “colha”. Isso mesmo, imperativo do verbo colher. Sabe, plantar e colher? Pois é, carpe diem significa literalmente “colha o dia”. Porém quando alguém diz pra você carpe diem, isso envolve mais do que simplesmente “curtir”, ainda que nem você, nem o falante se dêem conta disso. Eu penso que é aí que mora o perigo.
Se pararmos pra pensar e nos desvencilharmos do sentido que já conhecemos de carpe diem, todo mundo sabe que nós colhemos exatamente as consequencias daquilo que plantamos. É o velho, mas infalível ditado “Quem semeia vento, colhe tempestade”. Quem semear ódio vai colher desgraça; quem semear raiva vai colher morte; quem semear amizade vai colher alegria; e quem semear amor colherá mais amor ainda. Portanto quando a frase carpe diem é dita, o que realmente se está dizendo é “hey amigo, lembra daquilo que você plantou? Então meu filho, tá na hora de colher! Vá colher o seu dia, seja lá o que você tenha plantado!”. Você deseja à pessoa nada mais, nada menos do que o que ela mesma pôs sobre si.
Por isso eu digo, cuidado com o carpe diem. Você tem parado pra pensar no que você tem plantado? Tem você plantado coisas boas, pra na hora da colheita se dar bem, ou na hora de carpe suas colheitas você se decepcionará? É colega, é complicado! Ninguém escapará de carpe seu diem, por isso, ninguém ficará impune ou sem recompensa. Pense nas suas ações de agora pra quando você for carpe seu diem só venham coisas boas. Tenha em mente o real sentido de carpe diem quando ouvir ou disser a frase. E é concientemente que eu lhes digo hoje: CARPE DIEM.
P.S.: Gente, eu sei q a expressão Carpe Diem eh uma expressão q originalmente, foi feita sim com o propósito de cultuar o hedonismo, sei tmb q ela eh do poeta Horacio, e que realmente sua intenção era incentivar a busca por prazeres, aquela coisa toda que a gente sabe. Eu estudei isso tamb;em. Porém é pra isso mesmo que eu estou aqui:pra dar um twist nas coisas!Um novo ponto de vista, uma nova interpretação pros velhos jargões. E foi exatamente o que eu fiz.

19 comentários:

Ana Paula Vieira disse...

oi prima! parece q este post veio a calhar pra mim hj, mas naum por mim e sim por uma certa pessoa q tu sabe quem eh, um seu e otro meu
ahauhauahuah
affe, eu digo pra ti tb Carpe Diem!
kkkkk
post mto show!
Besos
*.*

Unknown disse...

Nunca tinha pensado no perigo do Carpe Diem. Gostei muio de ter esta outra visão. Como você mesma disse em outro post: "Duas pessoas não vêem exatamente a mesma coisa num espelho".

Já tinha passado aqui uma outra vez e tinha gostado, vou te linkar também.

Beijo e carpe noctem! (espero que coisas boas)

Marcelo Couto disse...

Eu sempre achei que tinha algo de errado com "carpe diem", sabe? Porque sempre achei impossível viver curtindo a vida a toda hora.

Tu me ajudaste bastante ao explicar o ditado :D


;]

Marcelo Couto disse...

Eu sempre achei que tinha algo de errado com "carpe diem". Porque é impossível estar sempre curtindo a vida..

Me ajudaste, explicando o ditado :D


;]

Loh_rayne disse...

é; carpe diem;

adoreei aqui;
apareci aqui pq vi seu texto no blog da aninha;
e ameeeeei

:*

Davi Arloy disse...

Nossa! Ainda nao tinha pensando nessa expressão com esses olhos! Parabens menina! Texto muito bom. Vc escreve bem.
To passando pra retribuir seu comentario sobre o Lula. rs

Bjs e volto sempre que der.

http://calcajeansehavaianas.blogspot.com/

Lord of Erewhon disse...

Muito bem! - mas «carpe diem» é expressão do poeta romano Horácio e traduz uma visão existencial epicurista, de fruir bem cada instante, de procurar o prazer e evitar a dor, porque o tempo não pára e, em breve , a morte, essa ceifeira negra, virá.

Dark kiss.

Anônimo disse...

eu sempre fiz confusão com o significado de Carpe Diem agora estou ciente! =) e sempre tive esse pensamento em mente, poque se planta colhe

beijos

alex e! disse...

...nossa, esse post falou comigo!fiquei até impressionado... Bom, de qualquer forma, devo dizer que eu tenho a felicidade de agora poder colher coisas tão boas que jamais reparei que havia plantado antes. Pois é, muitas vezes fazemos coisas tão sem querer que nem nos lembramos delas depois. Até que vem a recompensa pra nos lembrar que realmente tudo aquilo de bom (ou mal né...) que espalhamos por aí volta pra gente com juros e correção monetária. Um beijo pra ti e obrigado por esse post...

Nayara Lobo disse...

Nuuussa... ainda bem q eu nunca falei carpe diem!
Sempre pensei q era aproveite o dia, pois tdO mundo falava isso... tu me ajudooou!
xD
gstei daki tbm...
bjin...

Ana Paula Vieira disse...

oi prima! mais um selinho pra ti no meu blog!
Bjs

Xavier disse...

O começo do texto me fez lembrar a teoria de que quando vc aponta o dedo pra alguem, tem outros tres dedos(seus) apontando para vc.
Sim, tudo tem seus dois lados;
Carpe Diem pra vc tb, moça!
Bjus!

O Profeta disse...

qxlvwA melodia do teu canto reverbera no tempo
A lonjura é o momento do abraço
O teu sorriso chegou ao meu silêncio
Solta palavra doce no espaço

Uma torrente de emoções para ti


Um mágico fim de semana


Doce beijo

Loh_rayne disse...

Obriigada pelo comentario queriiida =D

Garota Enxaqueca disse...

Sabe, guapa, estava pensando sobre essa frase... e uma adaptação que vi por aí (Carpe Noctem)... sua explicação foi bem interessante... E fez com que eu entendesse o real e não a deturpação que anda por aí... rsrs

Besos!

Unknown disse...

Eu diria 'cuidado com a inconseqüência' do 'carpe diem'.
Porque é simples semear, plantar, espalhar coisas por aí. As conseqüências, porém, pouca gente calcula, não é verdade?


Gostei muito do texto e do teu blog.

Obrigada pela visita e volte no meu sempre que quiser.

Bjinhos.

=)

EVD - off-life disse...

essa eu curti...nunca tinha pensado nesse sentido d carpe diem(na verdad,qdo vc falou d colher...eu lembrei d um verbo mais simplista ainda,q ouvi mto na roça nessas férias "Carpir"rss)

bom...isso é tds...tomara q eu possa aprender a colher algo d bom daqui pra frente...rs...

bjos

evd

Julio disse...

O Carpe Diem foi subvertido. A juventude transformou o "Aproveite o dia pos é único" em "Vamo sifudê porque somos jovens"

Seu post veio bem a calhar, deu uma chacoalhada nesse povo idiota!

Anônimo disse...

Como diria Jung, as coisas não perdem o seu significado por mais que a gente os esconda por baixo de um verniz de consciência.
Os símbolos continuam tendo significados seus.
PS
Interprete como crítica ou elogio à livre escolha.