sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Aprendendo Com Mitt Romney


“If this were only about me I’d go on, but it’s never been only about me.”

Aprender sobre humildade com um político parece algo oxímoro. Porém nessa semana o ex-candidato à representante do partido Republicano dos Eustados Unidos, Mitt Romney me ensinou uma importante lição(pasmem!). Ao renunciar sua candidatura nas prévias dos partidos, Mitt Romney me ensinou que às vezes sair da frente é muito mais difícil do que continunar na estrada.
Os fundamentos de Romney foram muito bem ponderados até chegar à essa decisão. Porém como ele mesmo disse em seu discurso de “drop-out”, se ele continuasse na luta tornaria ainda mais fácil para a oposição vencer.
Pra ser sincera, essa prévia dos EUA tem sido uma das mais interessantes do súltimos tempos. Pense só: Uma mulher e um negro (pela primeira vez na história) REALMENTE têm chances, enquanto um par de caucasianos conservadores se degladiavam do outro lado. Pois é, Romney enchergou o quadro todo e percebeu que se levasse a diante sua luta interna com McCain, isso prejudicaria tanto o partido quanto tudo que sucedesse daí. Explêndido. Pode ter sim sido mais uma manobra política mas afinal de contas, ele É, de fato, político. Porém o que realmente me surpreendeu foi sua postura e sua visão ampla. falcoeira até, eu diria. Muitas vezes em nossas vidas nós não percebemos que estamos atrapalhando o caminho. Por vezes nossas intenções são até boas mas, como os outros dizem, de boas intenções, o inferno está cheio. Nessas ocasiões freqüentemente estamos lá lutando, batalhando, ansiando, sem perceber que estamos mesmo é ATRAPALHANDO. Pode acontecer na nossa vida, ou na de outros que nos cercam. Você pode se atrapalhar ou estar atrapalhando outros. Sempre se fala em força, garra, na persistência que temos que ter para batalhar na vida. Raramente fala-se na HUMILDADE que temos que ter para poder enxergar que precisamos dar um passo para o lado, ao invés de dois pra frente. Às vezes é preciso deixar que outros ajam. Às vezes é preciso se anular para manter um ideal maior resistindo. E deixem-me dizer, meus caros, que isso é muito mais difícil do que persistir, na maioria das vezes. É difícil adimitir que algumas coisas não dependem só da gente ou não são só pra gente. É mortalmente difícil ser humilde, reconhecer que você já não pode, ou reconhecer que outros podem fazer algo melhor do que você (caso do nosso querido Romney). Porém esse grande homem teve a nobreza de adimitir que, ainda que estivesse logo atrás de McCain, se continuasse na disputa iria dividir o partido, enquanto a oposição se fortaleceria. Não estou aqui defendendo os ideias ou o conservadorismo de Romney ou dos republicanos. Nem estou exaltando a prepotência que Romney teve ao afirmar que a “América(...)é a esperança do planeta”(palavras do próprio Romney), não. Estou apenas aplaudindo (e de pé!) o gesto de Mitt Romney. Um exemplo de humildade que eu gostaria muito de trazer para a minha vida. Por muitas e muitas vezes, é preciso uma força sobrehumana para dizer como Romney disse “I have to now stand aside”(eu tenho agora que me pôr de lado).

11 comentários:

Xavier disse...

Imaginei uma cena de filme, com varias pessoas assistindo, ai chega vc no palnquezinho, fala isso tudo e a galera vibra! rsrs
Brincadeiras a parte, gostei do texto, a gnt precisa ver nos outros lições que podemos absorver para nossas vidas né?

Bjus!

Amanda Beatriz disse...

concordo! às vezes é tão difícil as pessoas perceberem o momento de tirar o time de campo que chega a se tornar desagradável. Não manjo muito de política, ainda mais a Americana, mas achei muito justas as tuas considerações!
beijos!

Ana Paula Vieira disse...

realmente admitir q tem q desistir para um bem maior tem que ter mta humildade pq sempre somos apenas mortais egoistas q pensamos mais no nosso bem estar e esquecemos q as outras pessoas, amanhã podem esquecer de si mesmas para nos ajudar.
Humildade eh td!
=D

Anônimo disse...

...de fato, aprender a ser humilde talvez seja uma das lições mais difíceis com que temos de lidar ao longo de nossas vidas (isso se não for a mais difícil...), e justamente pelo que cê muito bem disse no teu post - parece que fomos educados pra sempre ir adiante, persistir, correr atrás, progredir incessantemente... enquanto que, na maioria dos casos, às vezes fosse realmente melhor (e mais salutar até...) admitir que não se pode acompanhar o ritmo e deixar o outro passar - ou a fila inteira. Essa é uma lição que tenho de aprender o mais rápido possível, pois, nesse momento, estou precisando tomar decisões muito sérias e que dependem - e muito! - da capacidade que ainda não tenho de ser totalmente (e honestamente...) humilde. Belo post. Um beijo pra ti...

ContaPraMarcela disse...

Menina, esse texto ficou tuuuudo! Eu gosto disso, de ver essas coisas, de absorver certos exemplos.. deixa eu te falar outra coisa: essa musica do balança a pema é uma das minhas favoritas kkkkkk eu achei q soh eu conhcecesse ela!!!! Muito bacana chegar aki e escuta-la nessa versão dance!
Um beijo!

Klatuu o embuçado disse...

Amiga, esse senhor não passa de um gringo pateta, aliás, são todos!

Αιακοσ Επυαλιοσ disse...

Seu blog é lindo, seus textos muito bem escritos, as idéias prendem a atenção e acrescentam. Obrigado pela visita, adorei seu blog.

∆٭♥∞

O rapaz dos quadrinhos disse...

sem problemas, pode ate postar o uqarinho dese que seja linkado o meu blog.
uma dica: clique no quadrinho para abrir ele em alta resoluçao e depois sim copie a qualidade fica bem melhor que somente copiando. Vc jah dev saber disso
mas quem avisa, amigo é
^^

obrigado por sua consideeraçao, comentario e visita

www.meusquadrinhos.blogspot.com

volte sempre =]

Julio disse...

Bom jogador é assim, sabe a hora de parar.

Humildade é tudo em todos os campos, e é bom ver que alguem se mostra assim hoje em dia.

PS: Fê pra presidente já!

Victor Hugo disse...

Ow..
eh seu amigo Victor Hugo..
lembra?!
akele q estudava cum vc bemmm antigamente..

intaum..
to escrevendo ake pra te elogiar...
mtu bom esse blog...
ahh.. tenhu um bem..

soh q u meu eh bemmm fútil e inútil..
uaHAUhauH
www.standupbrasileiro.blogspot.com

;)
b-jins
teh logo

Anônimo disse...

é... Sustentar ideais acima d si mesmo é duro. Dói. E só vale a pena se o ideal for maior que nós mesmos.
Independente do que ele acredita, ele acredita.
Gostaria de ver com mais frequência essa crença no ramo da política. Principalmente aqui no Brasil onde quase todos os partidos fingem ser esquerda porque as bandeiras da esquerda são mais bonitas e a ideologia se curva às pessoas.